fbpx

Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Recursos Humanos

6 técnicas de recrutamento e seleção modernas no mercado

11 de outubro de 2019
6 técnicas de recrutamento e seleção modernas no mercado
Tempo de leitura: 5 minutos

Existem diferentes técnicas de recrutamento e seleção à disposição de qualquer empresa. Essas estratégias são métodos pelos quais a empresa divulga oportunidades de trabalho junto aos candidatos ou às entidades de recursos humanos, por exemplo, visando sempre encontrar bons colaboradores.

Pensando nesse tema, compartilhamos a seguir algumas informações e técnicas modernas para você aprender muito mais sobre como inovar em seus processos de recrutamento e seleção, organizando cada etapa para o melhor aproveitamento e direcionamento das competências. Acompanhe!

1. Entenda as etapas do processo

O processo de recrutamento é a peça-chave para se realizar contratações de sucesso, o que demonstra ser um grande diferencial para as empresas atualmente. As organizações passaram a investir cada vez mais em seus colaboradores, ao perceber a importância de mantê-los motivados e satisfeitos.

Por isso, buscam um RH mais estratégico, capaz de entender o que a empresa realmente precisa, encontrando os melhores candidatos aptos a compor o time e conquistar melhores resultados.

Para que o RH seja capaz disso, é preciso elaborar um procedimento moderno e bem estruturado. O setor deve conhecer detalhadamente todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, inclusive, as etapas básicas. Dessa forma, poderá contar com as seguintes fases, em regra:

  • seleção de currículos;
  • entrevistas;
  • testes técnicos, psicológicos e dinâmicas em grupo;
  • avaliação comportamental;
  • feedback;
  • entre outros.

2. Invista em uma estratégia de atração

Os selecionadores sabem que encontrar mão de obra qualificada não é um trabalho simples. Os empregadores em geral admitem ter dificuldades em encontrar e contratar talentos.

No entanto, existem possibilidades para atrair gente qualificada e com habilitações acima da média. A construção de uma forte marca empregadora é uma das formas mais eficazes, por exemplo. Ela consiste em transformar a marca da empresa e seus valores em um verdadeiro ímã de talentos — o que é usado por grandes marcas do mercado.

Para tal fim, vale o esforço de produzir uma página de carreiras — a famosa “trabalhe conosco” — informativa, completa e eficaz para munir o trabalho com um propósito além do lucro. Com isso, você terá um atrativo interessante ao oferecer aos candidatos dados sobre as vagas disponíveis e as informações complementares que possibilitem um crescimento, benefícios e planejamento para a carreira.

3. Recrute por canais estratégicos

Diferente do que muitos acreditam, o processo de recrutamento é contínuo e independe de uma vaga disponível. Para potencializar resultados, é primordial contar com profissionais que estejam alinhados com os objetivos e valores da empresa, e para isso, atentar-se ao mercado e buscar a todo momento gente boa é imprescindível.

Recrutar por meios dos canais adequados consiste em divulgar a vaga e convidar profissionais específicos para fazerem parte do processo seletivo. Dessa forma, é possível fomentá-lo com verdadeiros interessados.

Para o processo acontecer, é preciso conhecer o público-alvo, isto é, buscar os profissionais que se deseja atrair. Quais redes sociais eles usam? Qual a melhor hora para as chamadas? As páginas de emprego, aplicativos ou nichos são úteis? As redes sociais da empresa podem colaborar com a divulgação?

O adequado e conveniente recrutamento depende, em grande parte, de uma plataforma de seleção. Ela será uma ferramenta para centralizar o controle das vagas em aberto, receber e filtrar os melhores currículos e perfis de acordo com as competências pedidas. Listamos ainda outras práticas para “acertar em cheio”, confira.

Vídeos

Outra prática que tem se destacado entre as novas técnicas de recrutamento e seleção é o uso de vídeos. Uma possibilidade para explorar esse formato é na divulgação de uma vaga, ou seja, oferecendo uma descrição audiovisual do trabalho. Em um mundo onde muitos estão conectados às redes sociais, essa é uma boa estratégia para despertar o interesse dos candidatos.

Além disso, os vídeos podem fazer parte do processo seletivo, trazendo a tecnologia para deixá-lo mais ágil. A ideia é pedir que os candidatos elaborem conteúdos de apresentação ou resolução de algum desafio, que a empresa e os gestores considerem esses arquivos para fazer mais uma etapa do funil de seleção.

Provas online

Da mesma forma que muitas habilidades podem ser analisadas quando os candidatos elaboram vídeos, as provas online são uma excelente forma de verificar suas competências técnicas.

Podem ser redações, provas de inglês, de excel ou até de conhecimentos específicos exigidos para a vaga em questão. O fato de realizar e corrigir essas provas online, e de preferência de maneira automática, são uma grande tendência.

Inteligência artificial

Não podemos deixar de falar no que diz respeito às novas técnicas de recrutamento e seleção, como a inteligência artificial, não é mesmo? Empresas consagradas no mercado já utilizam os chamados chatbots ou robôs virtuais, que conversam com os candidatos para fazer entrevistas básicas e coletar dados iniciais.

A ideia não é que a inteligência artificial substitua os profissionais de RH em relação às decisões de um processo seletivo, mas que ela seja programada para filtrar os candidatos conforme os requisitos e para executar as tarefas mais operacionais.

People analytics

O people analytics também tem destaque entre as novas técnicas de recrutamento e seleção, além de ser uma prática que oferece outras possibilidades na gestão de pessoas. No contexto de um processo seletivo, a ideia básica dessa técnica é que aconteçam análises dos perfis que têm maior viabilidade de sucesso em uma determinada posição ou cargo.

Para definir esses padrões, serão usados dados sobre os colaboradores que já trabalham na empresa e que apresentam bom desempenho. Ou seja, a análise de dados é utilizada para fazer uma predição objetiva e acertada de qual é o perfil adequado ou ideal que deve ser procurado no recrutamento e seleção.

Automatização de etapas

Não há mais disponibilidade para que o RH perca tempo desempenhando atividades básicas. Ter um software que auxilia na automatização do processo seletivo facilita o trabalho, traz agilidade e metas, tornando o processo mais interessante também para os candidatos e para a sua plataforma.

4. Considere competências e valores

É muito comum que os selecionadores realizem a triagem com base nas competências curriculares. Contudo, isso não é suficiente. Não adianta contratar um colaborador com fortes competências técnicas, se ele não dispõe de valores alinhados à cultura da empresa e aos demais colaboradores. Considere a compatibilidade com os valores da empresa ao analisar os propósitos do candidato.

5. Realize a entrevista de seleção com técnicas de rapport

A palavra rapport vem do francês e se relaciona a ideia de “sintonia” ou “empatia”. Consiste em criar um ambiente mais favorável para melhorar a experiência dos candidatos que são entrevistados, de modo a deixá-los mais tranquilos para o encontro.

Muitas vezes, o que acontece é exatamente o oposto: os profissionais de RH deixam o clima tenso e geram pouca sintonia com o candidato, contribuindo para que ele tenha dificuldade em mostrar quem é realmente, inclusive, por medo ou nervosismo. Então, invista nas técnicas rapport e ofereça uma melhor experiência a todos.

6. Contrate uma consultoria especializada

Cada vez mais empreendedores enxergam a consultoria especializada como uma alternativa viável para suas empresas. Isso acontece porque, ao contratar os serviços, o empresário se mantém focado na sua atividade principal e, ao mesmo tempo, delega funções para garantir o desenvolvimento do seu negócio.

Pense na consultoria especializada como um elemento fundamental para manter sua empresa lucrativa e alinhada às melhores práticas de mercado. Afinal, você terá uma melhor qualidade nos procedimentos, boa produtividade nas principais áreas de atuação, atualização constante de tendências, otimização do tempo e, principalmente, redução de custos.

Pronto! Agora você já sabe quais são as principais técnicas de recrutamento e seleção para garantir bons resultados ao seu empreendimento. Siga as nossas dicas, avalie quais são as melhores opções e busque profissionais em uma empresa parceira, com canais de comunicação variados e que disponibilize todo o suporte para auxiliar o seu caminho.

Decida a favor do desenvolvimento, entre em contato conosco agora mesmo e saiba o que a Lafs Contabilidade pode fazer pela sua empresa. Esperamos você!

Veja Outras postagens