Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Trabalhista

Gestão de RH: 7 razões para contratar uma consultoria especializada

8 de agosto de 2018
Gestão de RH - 7 razões para contratar uma consultoria especializada

No Brasil, país com histórico de relação sindical um tanto quanto afastada dos interesses reais de seus defendidos, e que em novembro de 2017 pôs em vigor a reforma da lei trabalhista, que demandou maior atenção a gestão de RH, principalmente, para atender as demandas da empresa e do trabalhador, administrando talentos e resultados de maneira mais assertiva.

Com as exigências e expectativas cada vez maiores de todos os lados, é um desafio, sobretudo, para as micro e pequenas empresas, manter funcionários motivados, engajados e alinhados com os objetivos centrais da empresa.

Considerando o tamanho do desafio, ter ao lado uma consultoria especializada em recursos humanos é garantia de muito mais tranquilidade e profissionalismo para conduzir os negócios.

Cabe a esses profissionais cuidar de todas as etapas contidas na relação de trabalho e acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa, da contratação até uma eventual demissão, sendo um verdadeiro mediador de interesses, ao facilitar o entendimento dos envolvidos sobre deveres e direitos que cada um possui.

O objetivo da gestão não é gerenciar pessoas. Processos são gerenciados, pessoas são influenciadas, motivadas e engajadas para o sucesso. É exatamente nesse ponto que a gestão de RH pode dar um upgrade no desenvolvimento profissional dentro de uma empresa.

Quer conhecer ainda mais razões para recorrer aos serviços de uma consultoria? Então continue na leitura, pois temos informações do seu interesse!

1. Trata de forma eficaz a burocracia

A burocracia exigida pela legislação trabalhista representa um entrave para as empresas pela quantidade de processos que demandam. Tamanha exigência força as organizações que contam com setores próprios de RH a também se burocratizarem, o que, em última análise, gera perdas em produtividade, minimizando os lucros.

Contratar especialistas em recursos humanos deixa seus negócios menos expostos a lentidão que a burocracia inevitavelmente causa. Quando sua empresa fica refém de processos burocráticos, ela tende a ter dificuldades para desenvolver a inteligência de negócios, atributo essencial para se manter à frente da concorrência.

2. Usa as novas tecnologias de gestão de RH

A tecnologia vem provocando mudanças em ritmo acelerado no mundo dos negócios, em virtude da transposição de atividades para o ambiente virtual. O que antes era executado em papel ou de forma “analógica”, passou a utilizar a Web como ambiente de produção.

Um exemplo disso são os softwares de gestão baseados na cloud computing (computação em nuvem) que possibilitam a redução de custos, já que não é necessário a contratação de servidor próprio, o que para uma pequena empresa é um custo consideravelmente alto, pois além desse servidor seria necessária a contratação do profissional de TI para administrá-lo, etc.

Empresas que têm o apoio de consultoria especializada podem aproveitar melhor os recursos tecnológicos. Como estão mais antenados às práticas mais recentes do mercado, consultores de RH representam o elo entre sua empresa e o que há de mais moderno em gestão de pessoas.

3. Descomplica o cumprimento da lei

Embora as recentes mudanças nas leis tenham sido positivas em termos de redução do passivo trabalhista e até impactando na manutenção dos empregos, é fato que a legislação brasileira ainda é complexa.

Existe uma intrincada relação entre os contratos de trabalho e o cumprimento de obrigações acessórias, que aumenta a exposição à ação fiscalizatória dos órgãos de controle. No entanto, podem ser evitadas se desde o início da relação trabalhista os deveres e direitos forem estabelecidos, esclarecidos e cumpridos corretamente.

Aqui, a dobradinha entre o RH e o departamento pessoal é primordial para que a legislação seja cumprida com sucesso e a folha de pagamento seja feita com exatidão, aumentando a segurança não só contra fiscalização, como também a credibilidade junto aos funcionários, pois quem é que não gosta de ter a certeza que o salário será pago em dia e de maneira correta?

Ao assumir a responsabilidade por um empregado, sua empresa contrai, automaticamente, uma série de responsabilidades. Isso inclui impostos, tributos e o controle permanente dos registros laborais. Imagine ter que dar conta de tudo isso sem a ajuda de especialistas?

4. Tem maior transparência

Vimos, nos tópicos anteriores, que a contratação de uma consultoria em RH tem efeitos práticos no dia a dia. No entanto, antes que esses resultados sejam apresentados, cabe aos consultores mapear os processos em sua empresa, apontando falhas e orientando em relação ao que pode ser feito para melhorar.

Ao elaborar um inventário das possíveis fragilidades de um negócio, a consultoria presta um inestimável serviço a favor da transparência. Dessa forma, ela aumenta a confiança por parte dos seus parceiros de negócios, colaboradores e também dos seus clientes.

Quando sua empresa evidencia que está disposta a melhorar e toma medidas práticas nesse sentido, ela envia ao mercado a mensagem de que o erro não é tolerado, o que é sempre benéfico em termos de reputação.

5. Agrega conhecimento aos seus profissionais

Ao contratar os serviços de consultores em RH, forma-se um elo entre esses especialistas e os profissionais que já estão em sua equipe. É fato que a entrada de “sangue novo” agrega novas ideias, práticas e conhecimentos aplicados à sua realidade. É completamente diferente de cursos ou treinamentos com base teórica, em que nem sempre a parte prática é contemplada.

O conhecimento assimilado pelos seus profissionais dá autonomia para, no futuro, desenvolver suas próprias ações visando à melhoria contínua. A implementação da metodologia Kaizen pode ter como ponto de partida a contratação de uma consultoria especializada. Considere mais esse avanço e invista em resultados no longo e médio prazo.

6. Desenvolve a visão holística

Uma vez que você dá a chance para especialistas avaliarem sua empresa em seus pontos fortes e fracos, são abertas possibilidades para novas perspectivas de negócios.

Nem sempre as pessoas que estão inseridas na sua rotina são capazes de identificar oportunidades ou pontos a melhorar, uma vez que suas obrigações podem limitar a capacidade de se antecipar.

Um exemplo disso é quando a empresa imagina equivocadamente que seus profissionais enxergam o negócio como um todo, mas eles não preveem as alterações do mercado e geram impactos negativos, que se acompanhados por uma consultoria poderiam ser evitados.

Pois, além da visão mais ampla e imparcial, uma consultoria especializada pode apontar não só as mudanças,  como os riscos e oportunidades para o negócio.

É nisso que consiste a visão holística, uma forma de pensar estratégias e práticas considerando o negócio e como ele se insere no mercado.

7. É um investimento que se paga

Os custos iniciais que uma consultoria exige devem ser considerados como um ativo de retorno em longo prazo. O impacto no orçamento é mitigado, uma vez que a identificação de processos deficitários, a redução da burocracia e dos custos operacionais revertem a favor do seu negócio.

A própria consultoria se encarrega de apresentar um planejamento baseado no diagnóstico da empresa para qual prestará esse serviço, no qual estarão contemplados os resultados no formato de demonstrativos. Ou seja, nenhuma ação é levada adiante sem que estejam mapeados os custos e os efeitos das medidas propostas.

É como se fosse um investimento em um ativo financeiro, em que a retenção do capital tem como objetivo o retorno que se percebe com o passar do tempo. E no que diz respeito ao mundo dos negócios, pensar à frente é sempre uma vantagem competitiva.

Pense na gestão de RH como um elemento fundamental para manter sua empresa lucrativa e alinhada às melhores práticas de mercado. Afinal, quem não está sempre caminhando para a frente, só pode ficar para trás.

Tome uma decisão a favor do crescimento, entre em contato agora mesmo com a gente e saiba o que a Lafs Contabilidade pode fazer pela sua empresa!

Veja Outras postagens