Os pequenos empreendimentos, muitas vezes, não possuem um departamento específico para gerir os seus colaboradores. Contudo, para o sucesso dos negócios, contar com um departamento de recursos humanos pode se configurar como uma excelente ferramenta de evolução da equipe e, consequentemente, dos resultados da ME- Microempresa.
Toda prática comercial é realizada por pessoas. Elas possuem desejos e algumas aspirações profissionais, o que influencia diretamente na produtividade e no desempenho das atividades. Ao contrário do que muitos gestores pensam, a gestão de pessoas vai além do cumprimento dos itens obrigatórios por lei — ela vai a fundo no desenvolvimento pessoal e profissional das equipes.
Para auxiliar as pequenas empresas em como realizar a gestão de pessoas, neste post, falaremos sobre como aliar ME e recursos humanos. Leia atentamente e confira!
Foque na contratação
Ser competitivo dentro do mercado é essencial. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário apresentar produtos e serviços que façam frente aos concorrentes. Isso só ocorre quando há um time capacitado que desenvolva esses itens.
Traçar o perfil do colaborador que a sua empresa deseja é essencial. A partir de então, é imprescindível organizar como se dará o processo de recrutamento e seleção, pois será por esse meio que os candidatos chegarão até você.
Para a empresa atrair os talentos que se destacam no mercado, é indispensável que eles sejam procurados nos lugares certos. Com o perfil desse profissional bem definido, é fácil identificar as melhores formas de chegar até ele.
Após realizada essa etapa, parte-se para a apresentação dos diferenciais que a empresa oferece para os colaboradores. Assim:
- exponha a forma de trabalho da empresa;
- apresente os benefícios da instituição; e
- mostre a consciência pela qualidade de vida.
Essas táticas devem ser aplicadas em todas as modalidades empresariais, desde o MEI, que pode ter apenas um funcionário, até a ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) e Grandes Empresas.
Com a contratação dos melhores profissionais, sua empresa estará um passo à frente das demais.
Aposte na capacitação
Com o grande número de informações geradas por segundo, estar capacitado para atender às expectativas dos clientes é indispensável para se manter ativo e atualizado com as novidades do ramo.
Faz parte das atividades de uma empresa proporcionar treinamentos e capacitação para os colaboradores. Isso não apenas gera um aumento de produtividade para o negócio, como potencializa as habilidades técnicas.
Além disso, é possível possibilitar um aperfeiçoamento pessoal de cada indivíduo, demonstrando que a empresa não está apenas preocupada com o negócio, mas também com o desenvolvimento do seu time.
Crie um plano de carreiras
O desejo de toda empresa é crescer — e esse sentimento deve se propagar pelos profissionais. Mostrar a eles que há um plano de carreiras focado no desenvolvimento pessoal e profissional de cada integrante do time é essencial.
Pequenas empresas tendem a ter dificuldades nesse processo, pois como é algo que requer pesquisa, desenvolvimento e ajustes contínuos, muitas vezes como fica a cargo do próprio empresário não há tempo de focar nos recursos humanos, uma vez que o comercial e até o financeiro lhe tomam grande parte do seu dia de trabalho.
No entanto, contar com o auxílio de consultoria especializada é um passo importante para criar um plano alinhado com a realidade empresarial.
Mas como dar aos colaboradores uma visão de crescimento dentro da empresa? Procure:
- definir as funções de cada colaborador;
- organizar os níveis hierárquicos;
- capacitar os futuros líderes;
- definir como ocorrerá as promoções;
- descobrir quais são as expectativas do atual quadro de funcionários;
- estabelecer metas;
- passar um feedback constante.
Essas atitudes fazem parte de um quadro de processos a serem desenvolvidos pelo time de recursos humanos. Tudo isso, faz com que a empresa retenha os talentos, reduza o turnover, engaje os funcionários e aumente a produtividade.
Contrate uma assessoria completa
As empresas de contabilidade são essenciais na capacitação dos empreendimentos. Elas se tornaram, ao longo do tempo, o braço direito dos gestores, principalmente dos pequenos empresários que passam por um processo de crescimento e necessitam de orientações nas mais diversas áreas — tributária, empresarial, trabalhista e recursos humanos, entre outras.
Por ser esse o início de uma grande jornada para os negócios, é fundamental que ela seja estruturada de forma efetiva para que não haja problemas futuros que afetem a continuidade das atividades ou a saúde financeira do empreendimento.
A contabilidade é uma ciência que tem como principal objetivo controlar o patrimônio. Nesse sentido, há diversas frentes que estão interligadas para o alcance desse propósito — e a gestão estratégica do recursos humanos é uma delas.
Dessa forma, os empreendimentos que trabalharem com empresas especializadas em ME e recursos humanos conseguirão alinhar todos os procedimentos para a implantação de um modelo eficiente de gestão de pessoas.
A Lafs Contabilidade tem um tripé formado pelo departamento pessoal, recursos humanos e jurídico capaz de oferecer ao empresário uma experiência completa nesses assuntos, indo além das obrigações trabalhistas e previdenciárias. Eles são capacitados para criar um modelo organizacional que trará melhorias à gestão de ME e recursos humanos.
Por isso, pode contar com os serviços dessa empresa. Certamente, você conseguirá vantagens competitivas para o seu empreendimento!
Organize a comunicação interna
Realizar todas as etapas é essencial. No entanto, para que tudo isso seja eficaz, é preciso estabelecer uma comunicação interna para que os funcionários tenham acesso a tais informações.
Um dos principais problemas dentro das organizações é a falta de comunicação — o que acarreta no chamado “rádio corredor”. Essa prática traz informações incorretas, que podem trazer grandes prejuízos para as equipes.
A boa comunicação torna os efeitos da missão e política da empresa mais transparente, evitando equívocos na propagação de mal entendidos.
Assim, analise o negócio e o perfil de seus colaboradores, e, a partir disso, utilize os meios de comunicação que mais se alinham a essa realidade. Procure repassar informações objetivas, estabelecendo canais com respostas rápidas e que norteiem o quadro de funcionários conforme as suas atividades.
A finalidade em aperfeiçoar a gestão de pessoas nas ME, EPP e nos oriundos do MEI é tornar essas empresas competitivas no mercado externo, pois, sem o auxílio das equipes, isso não seria possível.
Mais uma vez, lembramos da importância de poder contar com profissionais experientes na criação de políticas e modelos organizacionais que criem um cenário propenso à obtenção de melhores resultados por parte da empresa, sem esquecer dos desejos dos trabalhadores que contribuem para isso.
Agora que você sabe os principais benefícios de aliar ME e recursos humanos, entre em contato conosco. Somos o suporte que a sua empresa precisa para crescer cada vez mais!