Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Serviços

Vai participar de licitações públicas? Veja como a assessoria contábil pode te auxiliar!

9 de janeiro de 2019
Vai participar de licitações públicas? Veja como a assessoria contábil pode te auxiliar!

A maior dificuldade que os empresários encontram hoje em dia é participar de licitações, por conta de toda burocracia que envolve esse processo. Porém, o que poucos empreendedores sabem é a vantagem que a consultoria contábil oferece para as empresas que desejam participar de licitações públicas.

Para que a instituição prospere de forma saudável, é necessário atentar-se para os principais pilares de um negócio: fiscal e contábil. Não adianta ser proprietário de uma empresa de sucesso, que cresce a cada dia, se você não consegue controlar as engrenagens centrais do empreendimento.

Nós sabemos que a dificuldade existe, e é exatamente por esse motivo que elaboramos o conteúdo de hoje, para mostrar como a assessoria pode ser de grande valia para empresas que desejam participar de licitações públicas. Explicaremos o que é a consultoria contábil, como ela pode ser útil para sua empresa e qual é a melhor maneira de localizar o contador adequado para o seu tipo de negócio. Ficou interessado? Então acompanhe!

Qual a importância da assessoria para empresa que deseja participar de licitações?

A assessoria é um serviço que, por intermédio de um profissional qualificado, pode promover a organização da documentação exigida no edital, o controle e planejamento sobre os procedimentos de emissão dos certificados de regularidade e o levantamento da situação fiscal e financeira junto aos órgãos públicos, com a análise de dados para ajustar erros em procedimentos contábeis, administrativos e financeiros, que tornam a empresa irregular.

Um gestor inexperiente, que deseja reduzir as questões burocráticas de seu negócio, deve recorrer à consultoria contábil para obter o auxílio necessário em áreas relevantes, como:

  • contábil;
  • tributária;
  • fiscal;
  • departamento pessoal;
  • financeira;
  • administrativa.

Quanto mais organizado estiverem os processos de sua empresa, mais fácil se torna a missão de obter a CND (Certidão Negativa de Débitos). Lembrando que, sem esse documento, é impossível participar de licitações. 

Qual a importância das certidões para minha empresa?

Para participar de licitações públicas é exigido várias certidões de regularidade, cada uma com um objetivo específico, a certidão negativa é uma delas. Esse documento é emitido por órgãos públicos. O intuito é comprovar que sua empresa não possui débitos ou pendências com determinados órgãos, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Quando a certidão consta como negativa é um bom sinal, significa que sua empresa não tem nenhum débito, ou seja, a situação é regular. Porém, quando é positiva, tem sentido contrário, isto é, existe pendência. E, ainda, se a certidão é positiva com efeitos de negativa significa que a empresa possui débitos cuja a exigibilidade está suspensa – essa suspensão se dá, por exemplo, por adesão ao parcelamento junto ao órgão. 

Para que sua empresa esteja apta a participar de licitações é imprescindível que a certidão federal encontre-se negativa ou positiva com efeitos de negativa.

A vantagem de ter uma assessoria contábil é que, diante dessas situações, o contador responsável pela sua empresa saberá como resolver a situação de maneira rápida e objetiva.

Como assessoria contábil pode ajudar minha empresa?

Para garantir segurança e tranquilidade em âmbito no qual você, empreendedor, não domina, é aconselhável transferir todas as obrigações contábeis do seu negócio para um especialista. O consultor fica com a incumbência de anular falhas fiscais, regulamentar processos indevidos e resolver quaisquer problemas que envolvam a Receita Federal, Estadual, Municipal e os demais órgãos da administração pública.

Porém, para que você encontre o apoio adequado, é necessário fazer um estudo prévio de mercado. Existem inúmeras opções de empresas que prestam serviços contábeis para essas áreas. Contudo, não é qualquer contador que tem a capacidade de atender sua empresa de maneira eficaz.

Portanto, aconselhamos que você busque um escritório conceituado, que seja especialista em assessoria contábil para o seu estilo de negócio. Lembre-se de que, quanto mais experiência a empresa tiver melhor qualificado será o trabalho. Logo, mais satisfeito você ficará.

E se você procura uma instituição que facilite seu desejo de participar de licitações públicas, entre em contato com a LAFS Contabilidade e receba a melhor consultoria do mercado!

Veja Outras postagens