Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Serviços

Saiba o que avaliar para escolher um escritório de contabilidade

11 de abril de 2018

Durante muito tempo, a contabilidade fiscal foi a mais valorizada nas  empresas, no entanto, hoje, ela se expandiu formalmente para todos os departamentos, como os administrativos, recursos humanos, departamento pessoal, logística, etc.

A contabilidade é responsável por tornar viável todos os projetos que envolvam investimento de capital, criação de novos produtos, remanejamento de recursos e inovações.

Os orçamentos são elaborados com base no histórico que a contabilidade conta das gerências desenvolvidas pelos seus diversos gestores em todos os departamentos, seus sucessos e perdas.

Mede-se mensal, trimestral e anualmente cada centavo aplicado e o retorno, seja em prestígio ou em capital, as marcas e patentes também são contabilizadas pelo sucesso das métricas alcançadas pelo marketing.

Contudo, assim como em qualquer ramo de atividade, é necessário ter prudência ao contratar um profissional contábil.

No post de hoje, listamos dicas importantes do que avaliar antes de contratar um escritório de contabilidade. Continue a leitura e confira!

Conheça a reputação do escritório

Você precisa ter definido o tipo de atividade econômica da sua empresa, se ela já existir. Ou se é um novo empreendimento determinar o valor do capital e o tempo que possui para essa nova empreitada.

Partindo do princípio que você sabe o tipo de assessoria contábil que precisa, ir em busca de empresas que já estejam estabelecidas no mercado, com experiência comprovada em atender empreendedores com seu perfil é o mais relevante.

Clientes satisfeitos garantem a propaganda das empresas. Com os escritórios de contabilidade, não é diferente, ninguém permanece muitos anos no mercado contábil se sua atividade técnica não corresponder as expectativas de sucesso dos clientes, por isso, procure pesquisar a reputação.

Procure empreendedores que estejam com os seus negócios sólidos, analise como o profissional contábil contribuiu para a evolução das atividades da empresa e tire todas as suas dúvidas. Não seja invasivo, mas verifique a satisfação dos serviços recebidos.

O contador faz apenas a parte tributária e legal, ou presta assessoria empresarial para os empresários? Pode-se considerar que ele auxilia de forma gerencial e é um suporte para a tomada de decisão?

Fale com um especialista

Possui dúvidas? Nossos especialistas estão prontos para te atender.

Você contratará um escritório contábil somente para apuração e análise fiscal, ou pretende incluir serviços como: Orçamento, contabilidade gerencial e de custos, departamento pessoal, recrutamento e seleção, análise de recursos humanos para melhorar a contratação, implantação departamental com treinamento e consultoria jurídica? Cada caso é um caso, mas você deve conhecer a abrangência dos serviços de um escritório de contabilidade.

Pesquise a situação cadastral

Para exercer a função de contador, é necessário ter o registro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), essa é a garantia de que o profissional contábil é legalmente apto a realizar os serviços destinados à classe contábil.

Sua Contabilidade, além de prestar uma assessoria contábil, terá acesso a informações sigilosas do seu patrimônio, então, por esse motivo, é estritamente necessário que seja administrada por profissionais idôneos e que estejam enquadrados nas leis vigentes, sendo inclusive corresponsáveis nas obrigações apresentados ao fisco.

Verifique a infraestrutura

Quando você escolhe um escritório de contabilidade, acredita que ele estará disponível para solucionar seus problemas em diversas áreas, de forma rápida e eficiente, não é mesmo?

Porém, de nada adianta reclamar depois de assinar o contrato. Verificar a infraestrutura do seu prestador de serviço é fundamental, já que, dessa forma, você conseguirá perceber como ele realiza seu trabalho.

Para o bom desenvolvimento da contabilidade em geral, é necessário que sua assessoria receba constantemente informações da empresa, de forma contínua e atualizada, logo, saber como o escritório contábil recebe e envia tais informações é essencial.

Analise com que tipo de sistemas de comunicação ele trabalha e como estará disponível para atendê-lo. Imagine ter que ir diariamente ao escritório para tirar suas dúvidas.

Hoje, a tecnologia possibilita meios rápidos e seguros, então, certifique-se de que a empresa que você está contratando utiliza esses recursos. Respostas por e-mail, WhatsApp e softwares que possibilitam a integração das informações são cruciais na rapidez dos resultados e nas soluções para os problemas.

Além disso, obviamente, questione como é formada a equipe de trabalho do escritório escolhido, quais especializações serão disponibilizadas para a sua empresa e como eles costumam se atualizar.

Identifique os serviços oferecidos

Um bom escritório de contabilidade é constituído por profissionais de diversas áreas, podendo prestar assessoria jurídica e assessoria trabalhista, sendo suporte na tomada de decisão e não apenas contábil.

Quando um empreendedor abre sua empresa, procura o crescimento dos seus negócios, pretende que seu empreendimento seja rentável e lucrativo. Para que isso ocorra, a contabilidade tem papel fundamental no processo de gestão da sua organização.

Por essa razão, é imprescindível realizar uma consulta prévia aos serviços que o escritório contábil oferecerá, levantando alguns questionamentos, como:

  • como ele acompanhará as operações da sua empresa?
  • quais serão os relatórios contábeis que ele disponibilizará?
  • qual a periodicidade da entrega desses relatórios?

Quando a contabilidade trabalha de forma gerencial, consegue aprimorar as futuras projeções. Como o contador dispõe de todas as informações pertinentes, ele consegue demonstrar, de forma objetiva e específica, a real situação do negócio.

Outro item importante a ser considerado é como o escritório contábil trabalha na parte tributária. Através de um estudo detalhado sobre o dia a dia da sua empresa, é realizado um planejamento tributário , que não só visa diminuir a carga tributária fazendo você pagar menos imposto, como também ajustar procedimentos internos, previne contra sanções fiscalizatórias, como também analisa todas as obrigações tributárias entregues nos últimos anos, possibilitando ajustar erros antes de procedimentos como autos de infração e notificações.

Uma boa empresa de contabilidade usará esses dados para projetar mudanças específicas nas operações corporativas, de forma a proporcionar melhores resultados. Outro benefício importante de uma contabilidade bem estruturada é poder realizar planejamentos estratégicos dentro da sua realidade, uma vez que, com os relatórios contábeis realizados de forma correta, eles demonstrarão os dados financeiros e patrimoniais da companhia.

Dessa forma, será possível visualizar em que deve-se investir e quais setores estão dando prejuízo.

Pondere a ética

No momento em que você contrata um escritório de contabilidade, ele terá acesso total a todas as informações da sua empresa. Por esse motivo, é imprescindível que você confie nele.

Assim, esse escritório contábil deve ser ético e inspirar confiança. Além disso, os profissionais contábeis têm um código de ética a ser seguido no exercício da sua função — o CEPC —, que é regulado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Nessa resolução, constam todos os princípios de um bom profissional dessa área, bem como as implicações reais que regulam a conduta do contador. Construir uma relação de confiança com o seu contador é determinante para o sucesso do seu empreendimento, pois, com isso, você não terá dúvidas das mudanças sugeridas ou das informações apresentadas.

Escolher um escritório de contabilidade não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, requer tempo e pesquisa. No entanto, essa escolha pode ser o grande diferencial dos serviços recebidos no futuro.

Pesquise junto aos órgãos de classe, anote todos os diferenciais que você tem encontrado e, só então, tome a sua decisão. É importante que você esteja seguro, pois esse escritório contábil estará diariamente trabalhando junto à sua empresa, tendo acesso a todo o seu patrimônio.

E você, está em dúvida sobre qual escritório de contabilidade contratar? Entre em contato conosco, pois temos o suporte necessário para auxiliar sua empresa!

Veja Outras postagens