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Empreendedorismo

3 pequenas empresas que deram certo e o que elas podem te ensinar

28 de março de 2018

Você já deve ter ouvido falar em pequenas empresas que deram certo mesmo começando a partir das garagens dos fundadores: Walt Disney, Google, Apple, Microsoft, HP (Hewlett-Packard).

Os exemplos são muitos, e até o atual homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, começou sua companhia, a Amazon, desenvolvendo softwares em casa.

Essas histórias não acontecem apenas lá fora. O Brasil está repleto de casos de empresas que começaram pequenas e hoje são verdadeiros colossos em seus setores.

Aproveite este artigo para descobrir alguns bons exemplos a serem seguidos.

Quais são os exemplos de pequenas empresas que deram certo?

Aqui, estão algumas empresas brasileiras que, com propósito, trabalho duro, perseverança e boas práticas, souberam aproveitar tendências para alcançar o sucesso em suas áreas.

1. Imaginarium

É muito provável que você já tenha se encantado por algum dos produtos da Imaginarium. A rede varejista, hoje, com cerca de 200 lojas distribuídas pelo Brasil, prova que nem só empresas de tecnologia podem nascer pequenas na garagem de casa.

Foi criada em 1985, fruto da ideia de um casal que começou a produzir artigos natalinos com intenção de gerar renda com flexibilidade para acompanharem o crescimento das filhas.

A demanda cresceu e a empresa precisou se profissionalizar para ter seus produtos comercializados em grandes lojas de departamento. Em 1991, passou a operar sob a marca Imaginarium e, quatro anos depois, já contava com 15 franquias Brasil afora. A partir de então, o crescimento foi exponencial, alcançando um faturamento na casa dos R$ 200 milhões.

2. Localiza

Fundada em 1973, nasceu como uma pequena agência de aluguel de carros. Para dar vida ao negócio, seus quatro fundadores compraram, a crédito, 6 Fuscas usados.

Crise não era algo que assustava a empresa, que abriu sua primeira filial em um momento de recessão em 1979, começando ali sua imparável expansão.

Adotando primeiro a estratégia de aquisição de pequenos concorrentes e depois franqueando suas lojas, a Localiza, hoje, é parceira da Hertz, maior locadora de veículos do mundo. Alcançou mais de 570 agências em 7 países, tornando-se a maior rede de aluguel de carros da América do Sul, com uma frota superior a 185 mil carros.

3. Cacau Show

Quem nunca foi abordado por alguém vendendo chocolates para ajudar a pagar as contas? Esse tipo de renda extra tão comum ao brasileiro transformou-se numa fonte milionária para Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.

Criada em 1988, a marca abriu sua primeira loja apenas no ano de 2001. Daí, levou apenas sete anos para se transformar em uma das maiores distribuidoras de chocolates finos do mundo.

Hoje, com mais de 2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, é uma marca de grande reconhecimento que possibilita que outras pessoas se tornem também empreendedores por meio de suas franquias.

O que aprender com essas empresas?

Todas essas empresas precisaram de elementos comuns de uma boa gestão para vencerem os principais desafios de empreender. Além de dedicação e da organização, alguns diferenciais competitivos foram importantes na jornada até o topo. Confira!

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Busque sempre novas oportunidades

Toda grande empresa tem, pelo menos, uma história para contar sobre algum momento decisivo em que encontraram algum nicho inexplorado nas suas áreas de atuação.

Aprenda a se conectar com outras empresas

Não tenha medo de pedir ajuda ou conselhos. E aproveite o poder das parcerias para crescer.

Use as redes sociais

Apenas construir um produto ou serviço não garante que as pessoas irão até você. Para tornar-se grande, é preciso ter zelo com as estratégias de marketing, hoje, cada vez mais voltadas para as redes sociais e para o ambiente digital.

Tenha um bom planejamento

Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, tem uma dica importante: “É difícil vencer sem fazer um bom estudo estratégico, definindo um cronograma e deixando claras as etapas a serem conquistadas”. Sem planejamento, é difícil equilibrar as finanças para o crescimento.

Uma boa gestão empresarial é determinante para o rumo do negócio. Se você possui dificuldades em colocar o negócio nos trilhos, organizar e implementar idéias, uma assessoria empresarial poderá ser o divisor de águas, pois pode te ajudar organizando a casa e posteriormente atuar de maneira estratégica na sua empresa.

Além desses pontos, não dá para esquecer que, sem uma missão e valores bem definidos, fica difícil entrar para o seleto grupo das pequenas empresas que deram certo e alcançaram o topo.

Depois desses exemplos, temos certeza de que você consegue chegar lá. E não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais, afinal, o sucesso chega mais fácil quando caminhamos acompanhados!

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