Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Serviços

O que você sabe sobre terceirização contábil?

20 de dezembro de 2018
O que você sabe sobre terceirização contábil?

Você, como empresário, conhece os inúmeros benefícios que a terceirização contábil pode trazer para o seu negócio? Se sua resposta for não, então, este artigo vai ajudar bastante!

A terceirização contábil surge como uma luz no fim do túnel. É por intermédio de uma empresa de contabilidade que o empresário será capaz de compreender tópicos burocráticos relevantes para seu negócio, como: legislação, impostos, planejamentos tributário, financeiro e orçamentário, capital de giro, fluxo de caixa, dentre outros.

Como nós sabemos da dificuldade de identificar o benefício da terceirização contábil, elaboramos este conteúdo para pontuar as suas principais vantagens. Nosso objetivo é mostrar como a contratação de uma empresa de contabilidade pode ser extremamente útil para redução de custos, inovação e muito mais. Ficou interessado? Então, acompanhe!

O que é terceirização contábil?

Na posição de empreendedor, você consegue inserir, no seu dia a dia, um tempo para analisar todas as premissas que envolvem o setor contábil da sua empresa? Provavelmente não.

Consolidada no mercado há algum tempo, a terceirização de contabilidade é uma solução propícia para o empresário leigo ou para aquele que não tem tempo (nem paciência) para lidar com todas as questões burocráticas que envolvem a área contábil.

As principais funções que uma empresa de contabilidade oferece, são: organizar, controlar, registrar, demonstrar, analisar e acompanhar. Além disso, é dever da terceirização a verificação de tópicos relevantes, como:

  • faturamento mensal;
  • transmissão de declarações;
  • atualização sobre normas federais, estaduais e municipais;
  • apuração de guias, conforme atividade realizada;
  • elaboração de relatórios contábeis.
  • consultoria empresarial, financeira e tributária; e
  • apuração da folha de pagamento e demais procedimentos de departamento pessoal.

Quais são os principais benefícios?

Redução de custos

Com a terceirização contábil, é possível reduzir os gastos da sua empresa de forma saudável, sem comprometer a efetividade e legitimidade dos processos.

Todas as empresas precisam de um contador, certo? Para ter o auxílio desse profissional, existem duas alternativas: a terceirização ou a criação do departamento contábil interno, porém, tal ação demanda custos — que podem ser até cinco vezes maiores, se comparados aos do serviço terceirizado.

Isso ocorre devido a uma série de encargos trabalhistas que são cobrados por funcionário registrado, além, é claro, de salário, vales para transporte e alimentação, equipamento e estrutura adequada.

Aumento da inovação

Ao direcionar o serviço contábil do seu negócio para uma empresa especializada, os funcionários (e você) têm mais tempo para se dedicarem às principais atividades da empresa. Desse modo, é possível evitar qualquer tipo de desvio de atenção — e os dos setores se tornam mais eficientes e produtivos.

Além disso, ao conceder mais tempo e reduzir algumas tarefas, os colaboradores tendem a ser mais produtivos e inovadores. E, ainda, há mais disponibilidade para averiguar quais processos, dentro da empresa, podem ser otimizados, entre outras coisas.

Outro ponto importante, é que uma empresa de contabilidade consolidada no mercado desenvolverá suas atividades fiscais, contábeis, administrativas e empresariais com respaldo da tecnologia, por meio de softwares de gestão de processos.

A Lafs, por exemplo, vai além na utilização da tecnologia, investimos não só em softwares que otimizam e afinam a prestação das informações para nossos clientes, como também em plataformas de auditoria fiscal e contábil que validam os dados apresentados pelas obrigações acessórias para o fisco e também constatam eventuais declarações que devem ser entregues e que ainda não foram, acabando, assim, com qualquer chance do cliente sofrer com multas por ausência de transmissões destes documentos dentro do prazo legal.

Atualização sobre a legislação vigente

Para que a empresa prospere de forma saudável, é necessário atentar-se para todas as atualizações que ocorrem dentro da área contábil. No Brasil, as mudanças na legislação acontecem com grande frequência — e como não é fácil acompanhar tantas alterações burocráticas, a terceirização contábil surge como uma ótima solução.

Isso porque, normalmente, os profissionais dessa área costumam fazer cursos específicos para se manter atualizados e aptos a realizar todas as funções de forma satisfatória para o cliente. Por isso, é vantajosa a contratação de uma empresa especializada em contabilidade.

Contudo, ressaltamos a importância de procurar um estabelecimento que transmita segurança, confiança e transparência. Essas particularidades são essenciais para que aconteça o envolvimento do cliente com o prestador de serviço — resultando no sucesso e desenvolvimento do seu negócio.

Se você procura uma empresa respeitada e conhecida pela terceirização contábil, faça contato com a LAFS Contabilidade, e desfrute do melhor serviço no cenário federal.

Veja Outras postagens