fbpx

Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Empreendedorismo

Tem medo de empreender? Saiba como começar um negócio com mais segurança

5 de março de 2020
Tem medo de empreender? Saiba como começar um negócio com mais segurança
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem inicia um negócio do zero sabe muito bem que diversas sensações e temores ocorrem no momento de tirar a ideia do papel. Muitos empresários analisam o mercado, realizam pesquisas e, mesmo assim, têm medo de empreender e ficam imóveis no momento de assumir o compromisso do próprio negócio.

É preciso ter coragem para conseguir empreender, independentemente do tipo do negócio. Muitas vezes, um pequeno obstáculo pode ser encarado como um impedimento para não agir. Com isso, um futuro promissor pode escapar de suas mãos por causa do medo de empreender.

Para te auxiliar a perder esse medo e não sofrer com isso, continue a leitura e descubra quais são os principais temores dos empreendedores de primeira viagem e como iniciar um negócio com mais segurança.

Quais são os principais medos de quem deseja empreender?

Não ser capacitado o suficiente

Se você pensa que seu produto não é bom o suficiente para ser competitivo ou que não é capacitado o suficiente para empreender, o medo pode bloqueá-lo. Nunca se esqueça de um conceito simples que se aplica a todas as organizações: lance um produto que seja minimamente viável.

No seu lançamento, ele não tem que ser perfeito e nem o melhor. Ele só deve ser aceitável pelo público-alvo. Dessa forma, você tem espaço para realizar melhorias ao longo do tempo. Até porque, nenhum produto começa perfeito.

Medo do desconhecido

Algo que é desconhecido é inexplicável e impossível de se preparar. Quando se inicia um plano de negócios, talvez um parceiro ou um mentor ao seu lado é interessante, pois você não sabe o que esperar principalmente se for seu primeiro empreendimento. Para alguns, isso é emocionante, para outros, apavorante.

Lembre-se de que o empreendedorismo não é um trabalho, mas sim um estilo de vida. Ele é uma opção para quem gosta de arriscar, quem trabalha duro e acredita em sua ideia. Isso é mais do que suficiente para vencer qualquer obstáculo que estiver em seu caminho – mesmo os desconhecidos. Logo, deixe os medos de lado e acredite em si mesmo.

Medo de falhar

O medo de fracassar habita em todos nós. Seja um erro de menor gravidade ou um erro grave que afeta a sua empresa. Pode ser corrigido, mas você não deve deixar esse medo atrapalhar em uma tomada de decisão.

Somente se você permitir, o fracasso será o fim da estrada. De outro modo, é somente um ponto de parada temporária que se bem assimilado e compreendido fará com que evolua psicologicamente e profissionalmente..

Se sobrecarregar

Ninguém opta pela vida de empreendedor pensando ser fácil. Muitos optam por ela, por ser um desafio com diversas recompensas ao longo do caminho. Caso esteja começando a empreender pelo fato de isso parecer uma forma de se tornar rico rapidamente, mentiram pra você. O empreendedorismo é repleto de obstáculos, trabalho duro e estresse.

O controle é o lado negativo do empreendedorismo. O fato é que todo empreendedor vai se sentir sobrecarregado, mas depende de você para mudar. Caso esteja lidando com muitos problemas financeiros, contrate já um consultor financeiro. Já se o problema for um colaborador, troque o profissional.

A sua carga de trabalho aumentará, mas lembre-se de que você está no controle do destino do seu negócio.

Como empreender com mais segurança?

Contrate bons profissionais

Um dos maiores problemas enfrentados por empreendedores está na contratação de uma empresa de serviços contábeis. A fim de evitar problemas, dialogue com outros empresários e conheça alguns clientes do contador que você está pensando em contratar antes de fechar o contrato.

Neste ponto, contar com uma empresa estruturada, com anos de mercado e profissionais de diferentes formações e experiência pode se configurar um diferencial competitivo, pois uma assessoria deste porte será capaz de contribuir na gestão do negócio e nas tomadas de decisão do dia a dia. 

Faça uma autoavaliação

Algo primordial para compreender como cada empreendedor lida com o risco e com a ideia de abrir um negócio é o autoconhecimento. Este é essencial para quem deseja empreender. Faça uma autoanálise e meça até onde você está disposto a ir pelo seu negócio. 

Entenda as noções de risco

É algo bastante particular a percepção de risco. Caso você seja do tipo sempre prevenido, isso indica que corre menos risco. Com base nas escolhas diárias e de investimentos, é essencial analisar qual é o seu limite para se arriscar. 

Faça planejamentos

Um bom planejamento de médio e longo prazo auxilia a reduzir o medo e também os riscos. Ele também colabora para uma melhor compreensão do negócio. Alguns empreendedores acabam ignorando feedbacks de consumidores que não aprovaram o seu produto. Eles elaboram formas de pensar e muitas vezes acabam não observando o mercado.

Caso o negócio seja em uma área em que o empresário tem pouca experiência, esse planejamento é essencial. O recomendado é conversar com o máximo de pessoas possível para compreender o mercado. 

Avalie o impacto dos riscos

É de suma importância compreender como o risco afetará a sua vida, a fim de analisar as ameaças que serão priorizadas. Na avaliação de risco, é necessário saber quais delas podem sair do controle. Uma ótima forma de diminuir a incerteza é fazer cursos e seminários, além de tirar dúvidas com especialistas. 

Depois disso, a etapa seguinte é compreender quais são os maiores riscos, analisando o impacto e a chance de cada um. Caso o impacto seja menor e a chance de ocorrer maior, o risco talvez seja bem alto. 

Por fim, um bom empresário está sempre procurando aprender e aprimorar as suas habilidades, logo, não deve nunca parar de estudar. A atividade de empreender não foi feita por pessoas audaciosas; ela foi realizada por pessoas que estão preparadas e têm a capacidade de aprenderem com seus medos e também de trabalhar neles constantemente.

Lembre-se: em vez de ter medo de empreender, abrace a causa e utilize os obstáculos como uma motivação para aprender mais sobre o seu negócio e evitar problemas que possam te trazer dores de cabeça mais tarde.

O que você achou dessas dicas para perder o medo de empreender? Curtiu? Então não perca tempo e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que outras pessoas também saibam mais sobre o assunto!

5 erros contábeisPowered by Rock Convert

Veja Outras postagens