fbpx

Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Financeiro

Descubra como o Cadastro Positivo vai refletir na sua vida financeira

2 de março de 2020
Cadastro Positivo
Tempo de leitura: 4 minutos

O Cadastro Positivo surgiu em 2011 no Brasil com o objetivo de manter um histórico atualizado dos dados de bons pagadores, mas não era tão utilizado e tampouco tinha notoriedade. Mas com a nova Lei do Cadastro Positivo, sancionada em 2019 pelo Governo Federal, pretende deixar de ser apenas um banco de dados, para ser um fator importante nas decisões de crédito.

Para entender melhor o que muda, acompanhe neste post as informações e novidades relevantes para a sua vida financeira, e da sua empresa, com o Cadastro Positivo. Fique por dentro de como elas serão afetadas com a nova legislação, e qual caminho seguir para manter o planejamento financeiro e seu score nos trilhos.

O que é o Cadastro Positivo?

Ele atua como um banco de dados que reúne as suas principais informações financeiras, tanto para Pessoa Física, como para Pessoa Jurídica (CNPJ). Através do cadastro é possível saber se você é pontual na hora de pagar as suas contas, por exemplo. É um histórico do seu comportamento financeiro.

O Cadastro Positivo leva em consideração os seus financiamentos, empréstimos, totais de parcelas e valores, os pagamentos dos serviços contínuos, como água e luz, será atualizado periodicamente de acordo com o seu histórico.

Ter boas ações financeiras irá te auxiliar na construção da sua imagem para o mercado. Se você pagou o empréstimo em dia, a sua avaliação será positiva, pagou atrasado ou nem o fez? Essa informação também será levada em consideração na sua nota.

O Cadastro Positivo já é usado com sucesso em diferentes países, como nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França, Canadá, Alemanha e Japão, por exemplo. Aqui no Brasil até então, o Cadastro Positivo era realizado de forma manual, caso a pessoa escolhesse fazê-lo, e não tinha tanta relevância na vida financeira do cadastrado.

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1000, quanto mais próximo de 1000 melhor o seu comportamento como pagador. Além disso a nota é dividida em três segmentações: vermelha, amarela e verde, em que, quanto mais próxima sua nota for de verde, melhor.

Como se cadastrar?

Apesar de ter surgido em 2011, o Cadastro Positivo ficou ativo a partir de 2013, porém nunca teve uma grande aderência. Muitas pessoas nem sabem sobre o que se trata ou como se cadastrar.

Antes da Lei Complementar ser aprovada, era necessário realizar um cadastro online e ceder algumas informações para um birô de créditos, figura responsável por intermediar as relações entre os credores e devedores, e assegurar a transparência das operações. Com a aprovação da Lei 12.414/2011, que foi alterada em julho de 2019, o cadastro se tornou automático.

Basta ter um CPF ativo para ser cadastrado na ferramenta, ninguém precisa se preocupar em como efetuá-lo. As consultas ao Cadastro Positivo começaram a ser feitas a partir do dia 11 de janeiro.

Com a alteração da lei, você permanece com uma nota de crédito, porém com um alcance maior no momento da avaliação. Os birôs de créditos continuarão responsáveis pela administração desses dados e eles serão acessíveis aos bancos, comércios e instituições financeiras para realizarem pesquisas, caso você opte por isso.

Essas pesquisas são feitas em alguns momentos de decisões importantes, como: ceder um empréstimo, gerar crédito ou realizar uma negociação. Há a possibilidade de não permitir que o histórico financeiro fique acessível para pesquisa, se optar por isso, apenas o score ficará visível, como já era antes.

Você também tem acesso a essas informações, de forma gratuita e a qualquer momento, através da gestora responsável, basta efetuar a busca por Cadastro Positivo (ou clicar neste link) nos principais buscadores da internet, fazer o seu cadastro, ou efetuar o login. Também é possível solicitar ao birô de crédito a alteração de algum dado que esteja incorreto e que você possa comprovar o erro.

É obrigatório?

Apesar de ter se tornado um cadastro automático, ele não é obrigatório, por isso, existe a opção de ser removido do Cadastro Positivo. Para sair é necessário realizar um pedido de remoção em um dos canais disponíveis. Esse ficará responsável por repassar para os outros birôs de créditos a sua solicitação, para que em até 02 dias úteis, o seu cadastro seja excluído.

Antes de a Lei ser aprovada, em momentos de decisões financeiras, a informação que o banco contabilizava era apenas se você possuía uma conta negativada ou não. Quer dizer, você era analisado(a) pela sua atual situação. Possuindo um Cadastro Positivo ativo, quem pesquisar por você, terá acesso ao seu histórico de pagador, o que pode ser um ponto assertivo, caso você esteja buscando aumentar o seu crédito, por exemplo.

Segundo a Associação Nacional de Bureaus de Crédito (ANBC), as informações cadastradas estão protegidos. Os responsáveis pela segurança das informações são os bancos de dados de créditos e só é permitido a utilização dos mesmos, se pertinentes para as avaliações financeiras, sendo proibido a veiculação de dados excessivos.

Benefícios de manter um bom histórico no Cadastro Positivo

  • Se você não tem como comprovar renda, por exemplo, poderá solicitar crédito, baseado no Cadastro Positivo;
  • Para quem já possui crédito, é provável que os juros diminuam e a oferta seja maior;
  • O esperado é o crescimento da concorrência entre as operadoras de crédito, o que facilitaria a redução nas taxas de juros;
  • Para quem possui CNPJ, os prazos e taxas poderão ser mais favoráveis, além de melhores condições para solicitação de empréstimo;
  • Facilidade para adquirir um seguro.

Agora, com essas informações, você já pode definir a melhor opção para você. Caso prefira cancelar o seu cadastro, avalie se é a melhor escolha para os seus planos financeiros. Lembre-se que o cadastro é automático, mas que você tem a opção de manter o seu histórico invisível e deixar apenas o seu score aberto para ser avaliado.

O Cadastro Positivo pode ser uma excelente ferramenta para você mostrar para o mercado o seu bom comportamento com as finanças e a sua trajetória como pagador, facilitando assim, as negociações, solicitação de empréstimos e geração de crédito, se necessário.

Para quem possui uma empresa, o Cadastro Positivo também vai refletir positivamente. Além disso, é uma forma de incentivar a busca pela boa prática do pagador, já que um bom histórico, poderá ajudar em decisões futuras.

Se você quer continuar evoluindo em temas ligados a área financeira, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter e acompanhe nosso blog, pois semanalmente disponibilizamos artigos sobre o tema e os mais variados assuntos focados no empreendedorismo e afins.

Veja Outras postagens