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Empreendedorismo

Saiba o que é o controle de qualidade e como é implementado na empresa

22 de outubro de 2019
Saiba o que é o controle de qualidade e como é implementado na empresa
Tempo de leitura: 4 minutos

O controle de qualidade é um assunto relevante e que causa impacto positivo em diversas empresas. Além de ajudar no desenvolvimento de boas práticas dentro da organização, ele também contribui para o crescimento do negócio e o seu reconhecimento junto ao mercado.

Uma prática que antigamente era considerada um diferencial, hoje é vista como um requisito básico para a sobrevivência em meio à competitividade acirrada e à exigência dos consumidores.

Para ajudá-lo a entender melhor o que é controle de qualidade, desenvolvemos este post especial sobre o assunto. Além de conhecer os conceitos, você vai entender a importância da sua implementação no desenvolvimento de serviços e/ou produtos, como ele é feito e quais são as ferramentas mais utilizadas. Continue a leitura e entenda!

O que é controle de qualidade

O controle de qualidade diz respeito a um conjunto de estratégias e ações que são adotadas por uma empresa com o objetivo de estabelecer padrões a serem seguidos, visando atender as necessidades dos clientes.

A ideia central de desenvolvimento de ações de controle não está associada apenas a essas necessidades, mas também a entrega de um produto/serviço que se diferencie da concorrência pelo seu alto nível de qualidade.

Ainda, ele acaba sendo uma ferramenta interessante para que o empreendedor identifique e entenda como está o desempenho do seu negócio, principalmente com relação aos pontos que precisam de melhorias.

É importante destacar que, independentemente do porte ou ramo de atuação do seu negócio, investir em controle de qualidade ajuda a estimular a melhoria dos processos, o crescimento da empresa e o seu posicionamento no seu mercado de atuação.

Como é feito o controle de qualidade

A estratégia e os processos do controle de qualidade variam de um negócio para outro, já que estão associados às particularidades de cada realidade. Entretanto, a ideia central será sempre a de testar produtos e/ou serviços seguindo um determinado padrão.

Se, ao final dos testes realizados, os produtos estiverem de acordo com as normas estabelecidas pela própria empresa, eles são liberados para venda. O controle de qualidade, geralmente, é realizado como uma das etapas do processo de produção do produto.

Para implementá-lo na sua empresa, é interessante estar atento a algumas ações específicas e boas práticas que vão ajudar na consolidação da prática entre os colaboradores envolvidos.

Práticas fundamentais

A primeira delas diz respeito à comunicação. Ao implementar um controle de qualidade, é necessário ter investido na comunicação efetiva entre os setores. Isso significa incentivar o diálogo entre os colaboradores sempre que for identificado um problema na produção, por exemplo.

Outra boa prática que precisa ser implementada é a da gestão participativa. Ela consiste na capacidade dos líderes de estarem dispostos a ouvir, delegar, informar e motivar o seu time. Sem uma liderança ativa é difícil conseguir alcançar bons resultados em processos de controle de qualidade.

Neste contexto, investir no treinamento da equipe e implementar metodologias como o SCRUM e a OKR é essencial, uma vez que ajuda a aumentar a motivação, produtividade e engajamento dos profissionais.

Além disso, o atendimento de qualidade faz parte do processo de controle de qualidade, uma vez que ajuda a organização a identificar insatisfações ou falhas que possam ter passado despercebidas.

O pós-venda acaba sendo a melhor forma de avaliar a satisfação do cliente. Uma boa ferramenta para medir esse ponto é a NPS, onde você consegue estreitar a relação com o mesmo e de maneira simples e rápida identifica os principais gargalos do seu negócio, ao identificar aqueles que estão mais propensos a indicar os produtos e serviços ou falar mal da sua marca.

Se a sua empresa sofre com erros recorrentes, além do controle de qualidade, é necessário estabelecer um plano de prevenção de crise e de implementação de ações corretivas. Em alguns casos, o controle de qualidade pode não ser suficiente para resolver os problemas.

Por fim, para ter resultados efetivos com o controle de qualidade é imprescindível documentar, organizar e sistematizar todas as ações. Além de facilitar o compartilhamento das informações, essa prática também ajuda na localização das informações e no treinamento dos colaboradores.

Quais são as ferramentas de controle de qualidade

A implementação do controle de qualidade está associada ao uso de ferramentas que permitam a análise dos processos e produtos com o propósito de identificar eventuais problemas e solucioná-los.

Confira a seguir as ferramentas mais utilizadas e entenda como elas são aplicadas dentro das empresas.

Diagrama de dispersão

Os diagramas de dispersão consistem em formas gráficas que permitem a identificação visual quanto a existência (ou não) de uma relação entre um determinado evento com outro qualquer. Ou seja, ele permite identificar se um efeito está ligado a uma determinada causa.

Diagrama de Pareto

Ajuda a identificar, graficamente, as poucas áreas (20%) da empresa que estão afetando os maiores resultados da organização (80%).

Fluxograma

São desenhos composto por figuras padronizadas que são utilizados para representar, de forma detalhada, os processos de uma empresa. Ele pode ser utilizado em diversas situações, sendo altamente aplicável na gestão de processos de uma forma geral.

Gráficos de controle

Consistem em uma organização que permite fazer uma comparação entre resultados obtidos com resultados médios anteriores. É uma ferramenta muito interessante para o gestor que deseja registrar e analisar os resultados da empresa.

Histograma

Os histogramas são representações gráficas que demonstram a evolução da variação de resultados levando em consideração duas variáveis. Isso permite ao gestor fazer uma análise comparativa de informações.

Quais são as vantagens do controle de qualidade

A implantação de um controle de qualidade traz muitas vantagens para a empresa. Além de contribuir para o processo de gestão, ela ajuda no desenvolvimento do negócio e dos produtos e/ou serviços oferecidos aos consumidores finais.

Assim, o controle de qualidade favorece o aperfeiçoamento dos processos, contribui para a melhora contínua da empresa e dos seus produtos, impacta positivamente na experiência do cliente, aumenta a produtividade e reduz a ocorrência de erros ao longo dos processos.

Como você pode ver, o controle de qualidade é muito importante para qualquer negócio — e Investir em boas práticas contribui para o sucesso da sua empresa, além de favorecer o mercado como um todo.

Agora que você já sabe o que é controle de qualidade, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre gestão? Então, aproveite para conferir este post sobre Net Promoter Score e entenda como ele pode ajudar o seu negócio.​

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