fbpx

Receba nossas Novidades!

Fique por dentro das novidades do mundo contábil.

Serviços

Consultoria empresarial: saiba como funciona e quais as vantagens

16 de abril de 2019 - Atualizado em 19 de setembro de 2019
Consultoria empresarial: saiba como funciona e quais as vantagens
Tempo de leitura: 4 minutos

Implantar uma gestão estratégica na sua empresa está complicado? Não conseguem identificar o que pode ser melhorado no seu empreendimento para ele voltar a se desenvolver? Esses podem ser sinais de que você precisa contratar uma consultoria empresarial para ajudá-lo na gestão de seu negócio!

Com a disputa mercadológica cada vez maior, é comum que gestores busquem soluções capazes de gerar efeitos em curto e longo prazo e, por isso, parceiros consultores têm se tornado cada vez mais uma opção a ser considerada.

Você quer entender o que a consultoria empresarial pode oferecer para a sua organização? Sabe quando ela deve ser buscada? Acompanhe este artigo e descubra!

Qual a importância da consultoria empresarial para seu negócio?

Ninguém consegue triunfo — em qualquer tipo de segmento — sozinho, e essa já é uma percepção bastante difundida entre os empreendedores. Muitas vezes, as parcerias são utilizadas para que uma pessoa de fora do negócio consiga analisar e apontar falhas que estão ocorrendo internamente.

O objetivo é simples: ter do seu lado profissionais capacitados o suficiente para impulsionar o crescimento e a evolução da atividade exercida pela sua empresa da melhor maneira possível.

Powered by Rock Convert

Como a rotina de um gestor é muito atarefada e, muitas vezes, o desconhecimento aprofundado de certas especialidades se faz cada vez mais presente, é importante ter consultores que possam auxiliar na gestão estratégica.

É importante que você, como empreendedor, saiba aproveitar oportunidades para poder extrair da sua empresa os melhores resultados. Assim, será possível competir com grandes concorrentes tendo ao lado aliados para monitorar seus indicadores, colaborar em investimentos e decisões.

Quais são os efeitos da consultoria?

Como mencionamos, a utilização da consultoria empresarial é uma ótima estratégia para impulsionar o desenvolvimento de qualquer negócio, além disso, esse método é muito eficiente para que a sua empresa consiga competir no mercado e deixar seus concorrentes para trás.

Algumas das principais práticas que ajudam você a alcançar esse objetivo são as que listamos a seguir. Confira!

Planejamento estratégico empresarial

Um parceiro de consultoria empresarial entra neste setor para agregar melhorias para o seu time e na organização de maneira ampla. Em primeiro lugar, cabe esclarecer que esse planejamento estratégico pode ser financeiro, tributário, societário, trabalhista e administrativo.

planejamento financeiro consiste no mapeamento e controle sobre todas as operações relacionadas à parte financeira da empresa, como investimentos, tesouraria, orçamento, bens e ativos em geral, objetivando criar uma cultura de compliance financeiro frente às atitudes a serem tomadas por todo o time, da gestão aos colaboradores.

Já o planejamento tributário, é uma ferramenta que com base na legislação analisa e implementa práticas e técnicas de estruturação e reorganização de procedimentos  contábeis, tributários, administrativos e jurídicos da empresa, sempre com o foco de otimizar processos, prevenir e ajustar obrigações e atividades internas antes de procedimentos fiscalizatórios e, sobretudo, diminuir a carga tributária de forma lícita

Estruturação e melhoria dos setores

Conseguir identificar os problemas de estruturação é um dos maiores desafios para grande parte dos gestores, principalmente para aqueles que estão dentro do negócio, porém, os consultores surgem no cenário empresarial para ajudá-lo.

Como eles são profissionais experientes, uma breve inspeção de indicadores, setores e pessoas assegura uma visão mais ampla do que pode e deve ser potencializado.

Assim, é possível que decidam em conjunto como reestruturar todas as áreas e as melhores formas de alinhar as atividades dentro da empresa, cortando funções com pouco retorno, melhorando a organização interna geral e atualizando processos falhos e mal desenvolvidos.

A ampliação na visibilidade do mercado

Qual empresa não quer ser reconhecida pelos seus clientes, não é mesmo? O conhecimento agregado desses profissionais garante que sejam tomadas medidas estratégicas para divulgação da sua marca da melhor maneira.

Dessa forma, é possível alcançar o seu público-alvo, otimizando o contato e o desejo deles pelos serviços prestados, além de novos interessados que podem surgir, ampliando a visibilidade da sua atividade.

Powered by Rock Convert

A experiência na hora de contratar o parceiro ideal

Como já é de se esperar, existem diversas soluções de consultoria empresarial no mercado, mas é fundamental analisar a fundo qual será a parceria mais benéfica para o seu negócio. Portanto, procure por uma assessoria!

Buscar ajuda é, sem dúvidas, o passo mais importante a ser tomado, principalmente se você é um empreendedor novo no mercado ou não tem o conhecimento necessário para estruturar todos os segmentos da sua empresa. Por isso, contar com a assessoria de uma empresa renomada e experiente é uma excelente alternativa para a maioria dos gestores de grandes ou pequenos negócios.

Lembre-se de que, com experiência na área de atuação, os parceiros da consultoria empresarial Lafs Contabilidade podem oferecer uma trabalho extremamente eficiente e qualificado.

É igualmente importante procurar parceiros consolidados no mercado que tenham costumes inovadores: escolha por profissionais que ofereçam soluções de curto e longo prazo, com ações eficientes de correção de problemas, capazes de viabilizar um retorno sobre o investimento que você está fazendo.

Qual é o melhor momento para contratar uma consultoria empresarial?

Onde sua empresa está? Aonde você quer chegar? Essas são as perguntas que precisam ser respondidas. Ter noção de como gerenciar metas e objetivos é o primeiro passo para facilitar a sua comunicação com os consultores que vão auxiliá-lo nesse momento.

Porém, é comum vermos pessoas falando para buscar esse tipo de assessoria quando os rendimentos começarem a cair, ou quando não conseguem fazer com que o negócio se desenvolva mais, porém, essa é conceito muito equivocado!

O ideal é sempre ter consultores capacitados no dia a dia da sua empresa o quanto antes. Assim, eles poderão acompanhar de perto e em tempo hábil toda evolução da sua organização.

Além disso, com esse acompanhamento, os profissionais de consultoria que estão responsáveis pelo seu empreendimento poderão analisar de perto todos os resultados e, automaticamente, mudar alguns processos assim que perceberem que a estratégia adotada não está dando resultados expressivos.

Entendeu a importância da consultoria empresarial para que seu negócio possa ter melhores resultados além dos que já eram apresentados antes? Aumentar o potencial geral da sua empresa perante o mercado não é fácil, nós sabemos disso, porém, com o auxílio certo é possível. Faça o teste, contrate uma consultoria empresarial e conte nos comentários como foi sua experiência.

Veja Outras postagens