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Empreendedorismo

O que é o Net Promoter Score (NPS) e o que diz sobre um negócio?

1 de agosto de 2019
Net Promoter Score
Tempo de leitura: 4 minutos

Se disséssemos que existe uma metodologia simples para medir a satisfação e a lealdade de seus clientes, você se interessaria pelo assunto? Aliás, já ouviu falar sobre Net Promoter Score?

Caso a resposta da primeira pergunta seja afirmativa, você precisa entender agora mesmo o conceito de NPS, como funciona e o que realmente diz sobre um negócio.

Neste artigo, reunimos algumas informações relevantes sobre o assunto e mostramos como calcular o NPS e classificar a sua empresa segundo os resultados obtidos. Quer saber mais? Então, boa leitura!

O que é Net Promoter Score (NPS)?

Essa metodologia, de modo geral, mede o grau de satisfação e até de lealdade dos clientes de sua empresa. Um dos inúmeros exemplos do modo como o NPS funciona é o do iFood, que, ao final de cada avaliação de pedido feito pelo app, pergunta ao consumidor: “em uma escala de 1 a 10, qual é a chance de você indicar o iFood para um amigo?”

Em suma, é nisso que se baseia o Net Promoter Score, que garante resultados fidedignos mesmo utilizando simples — mas poderosas! — perguntas.

Por meio de uma questão, é possível entender a quantidade de clientes que estão mais propensos a indicar os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio ou falar mal de sua marca para familiares, amigos e conhecidos.

Sua popularidade e utilização se dá porque é um método:

  • flexível;
  • simples de ser implementado;
  • confiável.

Grandes empresas, aliás, utilizam o NPS em suas estratégias com outras tecnologias. Você certamente já respondeu a algum questionário sobre satisfação com produtos, serviços ou atendimentos, não é?

Como deve ser calculado?

Há, no geral, pesquisas transacionais e relacionais.

Questionários transacionais avaliam, por meio de notas, a satisfação dos consumidores. As pesquisas desse tipo podem ser feitas logo após a compra, geralmente com a pergunta: “de 0 a 10, como foi sua experiência conosco?” Ou, após alguns dias, geralmente com a pergunta: “em uma escala de 0 a 10, quais são as chances de você indicar os nossos serviços/produtos a alguém?”

Já o NPS relacional tem a ver com a lealdade dos clientes à marca e o questionário traz uma indagação semelhante à do iFood: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa à sua família ou aos seus amigos?”

De acordo com as notas obtidas, podemos classificar os consumidores em três grupos. Observe:

  • clientes detratores: atribuíram ao negócio notas de 0 a 6;
  • clientes neutros: atribuíram ao negócio as notas 7 ou 8;
  • clientes promotores: atribuíram ao negócio as notas 9 ou 10.

E por que falamos tudo isso? Porque só a partir dos resultados é possível calcular o NPS:

  • clientes promotores – clientes detratores = NPS.

Para encontrar a porcentagem, é só dividir os números encontrados em cada grupo pelo número total de clientes avaliados. Por fim, é só subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.

Daí, classifica-se o negócio segundo quatro zonas:

  1. De excelência: NPS entre 76 e 100;
  2. De qualidade: entre 51 e 75;
  3. De aperfeiçoamento: entre 1 e 50;
  4. Crítica: entre -100 e 0.

Como funciona?

Antes de explicar como funciona, vamos apresentar a classificação vista anteriormente, a fim de proporcionar um melhor entendimento:

  • clientes detratores: no geral, ficaram insatisfeitos com o produto ou serviço adquirido da sua empresa. Além de ser improvável que voltem a comprar novamente com você, ainda criticam o negócio publicamente;
  • clientes neutros: apesar de não serem admiradores e adoradores do seu negócio, recorrem à sua empresa quando precisam comprar algo necessário — mas podem trocá-la, com certa facilidade, por algum concorrente;
  • clientes promotores: são os clientes leais que ficaram tão satisfeitos com os produtos ou serviços adquiridos que, além de darem uma ótima nota, divulgam a sua marca com entusiasmo. No geral, também oferecem feedbacks e compram com certa frequência.

Todos os feedbacks recebidos, portanto, são igualmente importantes para entender a qualidade de produtos e de serviços ou a qualidade do atendimento oferecido. Mas afinal, como funciona e como os clientes são trabalhados a partir dos resultados?

Bom, o objetivo é que o número de clientes promotores aumente. Afinal, o marketing boca a boca é uma das formas mais eficientes e baratas de divulgar um negócio, já que os consumidores fazem isso gratuitamente, de forma espontânea e por conta própria.

Então, a partir dos dados colhidos, do cálculo feito e da zona de classificação, é possível criar estratégias (como novos questionários) para saber, por exemplo, como seus produtos ou serviços poderiam melhorar. Outra possibilidade é comparar o NPS de cada departamento da empresa para saber qual precisa de investimento.

Ressaltamos que o sistema é simples, de baixo custo, intuitivo e muito fácil de ser utilizado. Mas acredite, é uma estratégia que gera resultados!

Ao ser utilizado com outros indicadores importantes, aliás, o NPS garante um diferencial competitivo para o negócio. Vamos ver outros pontos positivos?

Quais são as vantagens?

Então, quais são as vantagens oferecidas pela metodologia? Confira algumas:

  • entender o grau de satisfação dos seus consumidores;
  • melhorar aquilo que a empresa oferece para aumentar a lucratividade;
  • comparar a pontuação de diferentes setores da empresa de modo a procurar soluções para os de pontuação baixa;
  • obter avaliações positivas e espontâneas com mais frequência;
  • poder investir em estratégias para ter mais clientes promotores do que neutros ou detratores;
  • se destacar frente à concorrência pela qualidade em todos os processos;
  • ganhar autoridade em seu meio de atuação com o auxílio espontâneo dos consumidores.

Na era das redes sociais, com pessoas conectadas o tempo todo, receber feedbacks negativos publicamente pode manchar a imagem do seu negócio, concorda? O NPS, por meio de pesquisas rápidas, ajuda a prevenir esse tipo de situação. Sempre que o número de clientes neutros ou detratores estiver alto, você saberá que há algo de errado com os processos de um ou mais setores da empresa.

Como você pôde perceber, o Net Promoter Score é uma forma simples, barata e rápida de medir a satisfação dos consumidores. Ao indicar quantos são detratores, neutros e promotores, essa metodologia fornece informações muito importantes para a empresa. Ah, e lembre-se de incluir, em sua estratégia, a periodicidade das pesquisas!

Agora, após saber o que é o Net Promoter Score e perceber sua importância, o que acha de continuar se aprofundando em outros conteúdos para obter mais resultados? Entenda agora mesmo o que é a metodologia OKR e como ela pode ajudar sua empresa!

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