fbpx

LAFS Blog

  • Home
  • Serviços
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • Contato
  • Categorias:
    • Aposentadoria
    • Empreendedorismo
    • Financeiro
    • Recursos Humanos
    • Serviços
    • Trabalhista
    • Tributário
Financeiro

Aprenda a calcular a margem de lucro ideal de seu produto ou serviço

11 de julho de 2019
Aprenda a calcular a margem de lucro ideal de seu produto ou serviço
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se inicia um novo negócio, é natural ter em mente desejos e sonhos, a exemplo da independência financeira. Para alcançar alguns dos objetivos traçados (principalmente o monetário), porém, existe um tópico que chamamos de margem de lucro.

Acompanhar e analisar a lucratividade são cuidados primordiais para o desenvolvimento do empreendimento. A grande questão é que a maioria dos empresários ainda não sabe como calcular a margem de lucro de seus produtos e serviços, o que torna a missão de ter uma empresa bem-sucedida mais difícil.

Para ajudar você a entender melhor como funciona essa estratégia dentro do seu negócio, explicaremos algumas particularidades pertinentes, como as vantagens ou desvantagens e a diferença entre o preço de venda e da receita. Além disso, vamos falar sobre o método OBZ (orçamento base zero). Ficou interessado? Então, acompanhe!

Qual é a diferença entre lucro e preço de venda?

Para que possamos explicar com riqueza de detalhes o que é margem de lucro, primeiramente precisamos lembrar a definição de lucro. Essa palavra é muito conhecida por todos os gestores e, certamente, é o que a maioria busca.

Sendo assim, acreditamos que você, como administrador, sabe que o lucro consiste na diferença entre as despesas e receitas na execução da atividade empresarial, de modo que se você tiver mais rendimentos do que gastos, o valor que sobrar será seu lucro.

Engana-se quem acha que para auferir lucro basta simplesmente calcular a diferença entre o valor que se compra e o valor que se vende um produto. Para definição da lucratividade é primordial analisar o custos operacionais, não operacionais, carga tributária, etc, sob pena de você não mensurar corretamente o seu custo global e, consequentemente, a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio. 

Agora podemos explicar como acontece a formação do preço de venda, pois é nessa etapa que muitas pessoas se perdem. Como falamos, a receita obtida por cada produto vendido não é necessariamente o lucro líquido que vai para o bolso do dono.

Dentro de uma transação de compra/venda, existem diversos custos envolvidos que precisam ser previamente considerados antes de se estabelecer o valor de cada produto. Entre eles, temos as seguintes despesas com tais operações:

  • custos fixos e variáveis;
  • custos não operacionais.

Cada peça envolve um gasto com impostos, tributos e frete, além de outros fatores. Sem contar que há a despesa com o aluguel do ponto comercial, o pagamento dos funcionários, as faturas de água ou energia e outros custos específicos que devem entrar nesse cálculo.

Para a apuração correta da margem de lucro, todos os valores precisam ser considerados. Somente dessa maneira será possível estabelecer o preço final de venda — caso contrário, a quantia aplicada não será suficiente para manter sua empresa financeiramente.

No geral, quando o empresário consegue chegar ao valor médio das despesas, fica mais fácil formular um preço justo para a comercialização, que condiz com a realidade do seu negócio.

O que é margem de lucro?

Trata-se da porcentagem que o empresário espera receber com a venda de alguns produtos ou a prestação de determinado serviço. Isto é: sobre cada venda, há uma porcentagem de ganho (e esse valor muda de acordo com o segmento). 

Contudo, para fins de esclarecimento, vamos considerar que o proprietário de um negócio ambicione 10% de ganho com cada venda. Sendo assim, o correto seria calcular todos os custos do produto (frete, impostos etc.) e, sobre o número final, acrescentar a margem de lucro, que é de 10% nesse caso.

O cálculo deve ser feito da seguinte maneira:

  • valor do produto + custos com item + porcentagem de quanto se deseja obter com a transação.

Considere um utensílio doméstico no valor de R$ 30, por exemplo. Para a sua comercialização, houve o gasto de R$ 10 com o transporte, sendo que na compra não existiram outras despesas. Com isso, o valor praticado na venda deve ser ajustado, isto é, incluindo o frete.

Logo, o preço passa para R$ 40. Por fim, se o objetivo for ganhar no mínimo 10% com a venda do produto, o valor de comercialização deve ser de R$ 44.

Qual é a margem de lucro ideal?

Não há uma “fórmula de bolo” para determinar a margem de lucro de uma empresa, porém a decisão não deve ser tomada de maneira aleatória.

Você deverá pesquisar qual é a média praticada no mercado para o segmento do seu negócio, isso deve levar em conta o produto, capacidade de compra dos consumidores e o local aonde sua empresa está instalada.

Assim, além de verificar o mercado, o ideal é avaliar adequadamente todos os fatores, inclusive aqueles que já mencionamos neste conteúdo. Isso porque os custos fixos, variáveis e não operacionais podem mudar consideravelmente o percentual de lucro a ser aplicado no seu empreendimento.

Quando o orçamento base zero pode ser usado?

Essa estratégia é muito adotada pelas grandes empresas no momento de traçar o planejamento orçamentário do negócio. Sua principal característica é a projeção orçamentária com a base zerada — isto é: não existe consideração de lucro, despesas e custos realizados no mercado ou, até mesmo, em exercícios anteriores.

Além disso, quando as companhias usam tal método, é considerado um planejamento que alcance o objetivo financeiro de entradas e saídas ao longo de determinado período. Portanto, o tempo já é preestabelecido.

O orçamento base zero é um método complexo, porém apresenta diversas vantagens interessantes. Veja quais são:

  • facilidade de monitorar os gastos mais próximos da realidade;
  • visualização, com maior clareza, da verdadeira necessidade de certos recursos financeiros;
  • condição de avaliar os fornecedores e suas programações de entrega;
  • possibilidade de adaptar seu negócio a possíveis mudanças do mercado que estejam atreladas a questões externas.

De que forma uma assessoria contábil pode ajudar a empresa?

Precisamos compreender que o trabalho de calcular a margem de lucro de um produto ou serviço é uma tarefa extremamente relevante para qualquer empresa que deseja alcançar resultados financeiros expressivos.

Por isso, dispor de uma empresa de contabilidade com profissionais capacitados e experientes é a estratégia mais adequada. Atribuições relacionadas a todos os procedimentos que envolvem a área tributária, financeira e contábil ficam nas mãos de uma equipe multidisciplinar, que sabe o que fazer para cada situação específica.

A assessoria de uma empresa de contabilidade, portanto, vai ajudar a monitorar mais de perto as finanças da sua empresa. Trata-se de algo especialmente importante em um segmento tão competitivo quanto o do comércio.

E aí, gostou do artigo? Entendeu como calcular a margem de lucro ideal para o seu tipo de negócio? Se você tem interesse por mais conteúdos de qualidade, assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente no seu e-mail!

Veja Outras postagens

Você sabe a diferença entre lucratividade e rentabilidade? Entenda!

16 de outubro de 2018
Raio-x na remuneração dos sócios: distribuição de lucros X pró-labore

Raio-x na remuneração dos sócios: distribuição de lucros X pró-labore

30 de maio de 2019
5 dicas para fazer um controle de caixa eficiente

5 dicas para fazer um controle de caixa eficiente

2 de agosto de 2018
Post Anterior
Confira o que é Churn Rate e como reduzir esta taxa na sua empresa
Próximo Post
Gestão participativa: confira as vantagens em delegar funções para outros profissionais

© 2018 Lafs Contabilidade. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo