fbpx

LAFS Blog

  • Home
  • Serviços
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • Contato
  • Categorias:
    • Aposentadoria
    • Empreendedorismo
    • Financeiro
    • Recursos Humanos
    • Serviços
    • Trabalhista
    • Tributário
Empreendedorismo

Confira o que é Churn Rate e como reduzir esta taxa na sua empresa

8 de julho de 2019
Confira o que é Churn Rate e como reduzir esta taxa na sua empresa
Tempo de leitura: 5 minutos

Não importa qual seja o seu negócio, sem clientes seria impossível mantê-lo. Evitar calcular a chamada Churn Rate pode ser um perigo para a sua empresa!

Estamos vivendo a Era da Experiência e por isso é cada vez mais importante o contato da empresa com o cliente para entendê-lo e saber como melhorar seus processos.

Neste artigo vamos te explicar o que é Churn Rate e como entender este conceito pode ser crucial para ter mais sucesso na sua estratégia de negócio.

Antes de te explicar o que é Churn Rate, gostaríamos de te convidar a pensar: Quantos clientes você tem? Quantos estão realmente satisfeitos com o seu serviço e voltam a fazer negócio com você ou te indicam para outras pessoas?

Ficou difícil responder? Então, continue lendo e descubra como calcular o Churn Rate e qual a importância dele para a sua empresa.

Mas, afinal, o que é Churn Rate?

Churn Rate é a taxa de cancelamento dos serviços ou de abandono dos clientes.

Esta é uma taxa muito utilizada por serviços de assinatura, já que é muito importante que o cliente assine o serviço por muito tempo. E para manter a assinatura é preciso que ele esteja satisfeito com a qualidade do atendimento e do serviço prestado.

Mas se o seu serviço não é por assinatura, não se preocupe! A Churn Rate pode ser facilmente adaptada para qualquer tipo de negócio.

E como eu posso calcular a Churn Rate?

O cálculo de Churn é bem simples! Defina um período para fazer a análise e baseado nele divida o número de clientes que deixaram o serviço pelo total de clientes que iniciaram o serviço.

Cálculo de Churn Rate

Cálculo de Churn Rate (fonte)

Por que devo utilizar esta métrica no meu negócio?

Fazer o acompanhamento deste número é muito importante para saber o que deve ser melhorado, além de indicar o quanto de dinheiro está deixando de entrar.

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é sempre mais alto do que o custo para manter o cliente, então mesmo que tenham muitos clientes entrando, se a Churn Rate for alta, o seu custo será alto e seu lucro menor.

O ideal é que a Churn Rate seja sempre um número baixo, pois indica que o número de clientes que está saindo é muito menor que o número de clientes que está entrando ou mantendo o serviço.

Ofereço um serviço com variedade de preços, saber só a Churn basta?

É muito mais fácil visualizar o impacto da Churn quando todos os clientes pagam a mesma coisa, mas quando existe uma cartela de serviços diferentes e, portanto, preços diferentes, só a Churn talvez não seja suficiente.

Por isso também existe o Revenue Churn Rate que indica o mesmo que a Churn Rate, mas em termos de receita.

O cálculo é o mesmo, basta trocar por valores monetários.

Vamos a um exemplo:
Você oferece um serviço X por R$300,00, um serviço Y por R$500 e um serviço Z por R$600.
Durante o período de um mês, houve um cancelamento do serviço X, 3 cancelamentos do serviço Y e dois cancelamentos do serviço Z. Totalizando R$3.000 de cancelamento.
Supondo que durante o período analisado a sua receita seja de R$200.000,00 e a soma dos clientes que cancelaram o serviço seja de R$3.000,00, seu Revenue Churn Rate é de 1,5%.

3.000/200.000 = 0,015.
Em porcentagem: 1,5%.

Ou seja, em um mês você perdeu 1,5% de receita.

Assim fica mais fácil mensurar o impacto financeiro proporcionado pela saída de clientes.

A partir da avaliação da Churn Rate você pode definir melhores estratégias para a retenção do cliente e melhorar o serviço de pós-vendas.

Como posso diminuir minha Churn Rate?

Existem vários motivos que levam alguém a cancelar um serviço. Alguns deles fogem da alçada da empresa, mas muitos cancelamentos podem ser evitados se a empresa tiver um bom relacionamento com o cliente.

Além disso, ter um conhecimento de fatores internos e externos que podem afetar o negócio é essencial para montar uma boa estratégia.

Para diminuir o número de rejeição, você deve:

Manter um relacionamento com o cliente

Não é aconselhável falar com o seu cliente apenas quando estiver captando-o.
Para reduzir a Churn, é importantíssimo que a sua empresa esteja próxima do cliente e mantenha o hábito de procurá-lo para saber a sua opinião sobre o serviço.

Uma boa sugestão é utilizar o NPS (Net Promoter Score): Uma metodologia de pesquisa em que o cliente avalia o serviço e o atendimento que recebeu através de uma escala de 0 a 10. Com ela, fica fácil identificar clientes que estão mais propensos a deixar o seu serviço.

Ter fit com o cliente

Saber quem é o seu cliente e o que ele espera é crucial para que haja um alinhamento de valores.
Definir um perfil de cliente desejado, também conhecido como persona, é ótimo para que você possa ter uma conversa mais direcionada.

Dessa forma, você atrai pessoas que tenham a ver com a sua empresa e que te darão uma maior abertura para a construção de um relacionamento de qualidade.

Investir na experiência

Como citado no início do artigo, vivemos a Era da Experiência. Hoje um cliente avalia muito mais do que preço e qualidade na hora de escolher um produto ou serviço.
Investir na experiência pode ser uma chave para que o cliente tenha preferência por você.

E para garantir uma boa experiência, não é preciso ter ideias mirabolantes. Fazer com que o cliente seja atendido prontamente e que tenha todas as dúvidas sanadas com rapidez já é um grande adianto para que ele memorize a sua empresa como sinônimo de qualidade.

Entender o que está levando os clientes a cancelarem o serviço

É inevitável que em algum momento haja um cancelamento. Quando isso acontecer, mantenha um canal aberto para que a pessoa possa te dar um feedback e te ajudar a melhorar.

Os motivos que levam um cliente a deixar o seu serviço podem ser vários, veja alguns exemplos:

  • O preço estava muito caro;
  • O serviço não atendia mais a necessidade;
  • O serviço do concorrente é melhor.
  • A experiência não ocorreu como o esperado.

Estando ciente do que leva o cliente a deixar o seu serviço, fica muito mais fácil saber o que precisa ser melhorado.

Agora que você já sabe o que é Churn Rate, aprendeu a importância desta métrica e como calculá-la, chegou a hora de colocar na prática e ver como ela pode mudar o rumo da sua empresa.

E para você, empreendedor, conseguir reter seus clientes, é necessário que a saúde contábil, fiscal e tributária da sua empresa esteja em dia. Para isso, entre em contato com a Lafs! Nossa auditoria deixará sua empresa sem nenhuma irregularidade, contribuindo assim para a prosperidade do seu negócio.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre assuntos que podem te ajudar a alavancar o seu negócio, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Não deixe de conferir também a nossa matéria sobre a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

Veja Outras postagens

7 principais tendências de mercado para você ficar de olho em 2020

7 principais tendências de mercado para você ficar de olho em 2020

15 de janeiro de 2020

Gestão empresarial: como funcionam os setores de uma pequena empresa

23 de maio de 2018
Afinal, MEI precisa pagar imposto de renda (IR)?

Afinal, MEI precisa pagar imposto de renda (IR)?

17 de setembro de 2019
Post Anterior
Confira como mapear seus concorrentes de forma estratégica
Próximo Post
Aprenda a calcular a margem de lucro ideal de seu produto ou serviço

© 2018 Lafs Contabilidade. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo